domingo, 26 de setembro de 2010

AS IGREJAS DE MARIANA



Foto retirada do site em 28/09/2010
Igreja de S. Pedro dos Clérigos
 

         Depois de caminharmos um pouco, chegamos a Igreja de S. Pedro dos Clérigos, por fora percebemos que a igreja era bastante simples em relação às outras que já tínhamos visitado. Apesar de simples essa igreja tem um aspecto que nos chamou bastante atenção, a imagem central dela tem o maior santo do paoco que existe em Minas Gerais.
Apesar de não termos entrado na igreja, a professora Elaine nos disse que o seu interior está inacabado, e não tem fundador, que o altar era de madeira, e que também não foi. Essa também é uma igreja bem diferente da maioria das igrejas, não tem elementos de ouro, assim sendo só esculpida. Acaba tendo ornamentos mais é mais simples que as outras igrejas.

Foto retirada do site em 28/09/2010
Igreja S. Francisco e N. S. do Carmo


           Saindo da Basílica de São Pedro dos Clérigos descemos a rua e fomos para igreja de S. Francisco. Chegando em frente à igreja vimos que ela não era nem tão simples e nem tão chamativa. Ao entrar no interior da igreja, ficamos perplexos com a grandiosidade, preocupação e beleza dos mínimos detalhes. A igreja acaba tendo quatro altares laterais.               Quando nos sentamos nos bancos a professora começou a falar sobre a igreja, ela nos chamou a atenção para um detalhe importante, em Ouro Preto também visitamos uma igreja que tem o nome de São Francisco, e lá o santo está segurando uma caveira, já na igreja de Mariana vimos que o santo esta recebendo as chagas de Cristo. Andando na Igreja vimos que ela também acaba tendo números gravados no seu piso, isso acontecia pois os hábitos de sepultamento antigamente eram de que pessoas que pertenciam a irmandade tinham o privilégio de serem enterrados em um lugar sagrado no caso na própria igreja. Sabendo disso vimos que nesta igreja encontra-se sepultado o Mestre Athaíde.
         Ao sairmos da Igreja fomos visitar a Igreja de N. S. do Carmo, que foi fundada em 1784. Nós vimos que o exterior dessa igreja era mais rico em detalhes do que as outras duas que visitamos. Ao entrar na Igreja vimos que de beleza ela só perdia para a Igreja de São Francisco. Seu estilo é barroco, nela só há dois altares laterais, porém ficamos sabendo que os mesmos não são mais originais e que a nave acabou sendo destruída sobrando apenas o altar-mor, isso devido ao incêndio ocorrido em Janeiro de 1999.

         As duas igrejas foram construídas uma ao lado da outra por uma competição das irmandades, mas as duas foram tidas como Matrizes.


Por: Elis Figueira

3 comentários:

  1. Uma pena não podermos entrar na igreja de São Pedro dos Clérigos, eu queria muito ter visto o maior Santo do Paoco de Minas Gerais! Sem contar que essa é a única igreja barroca que não tem o mesmo estilo das outras que visitamos, deve ser muito bonita também e poderia ser mais ainda, se tivesse sido acabada.
    Não vimos o interior da Igreja, mas ali onde estávamos pudemos ver outra coisa coisa muito bonita, a cidade de Mariana praticamente inteira. Ali é uma vista privilegiada! (Natália Martins)

    ResponderExcluir
  2. E Memo Mano Fikei Mo Curiozo De Ve O Maior Santo Paoco Mais Foi Uma Pena Neh Mano Mais O Que Deu Pah Ver Jah Mostro Que E Uma Da Mais Bonitas Igreja Neh

    ResponderExcluir
  3. As igrejas são muito bonitas tanto por dentro como por fora, elas foram bem construídas, foi muito interessante ver como elas são bem de perto (:

    ResponderExcluir