Onde fica o atual museu, antigamente era a Casa da Câmara e Cadeira de Vila Rica durante os séculos XVIII e XIX. Em 1865 a Câmara deixou o prédio e permaneceu a Cadeia. Então, em 1907, o prédio transformou-se na Penitenciaria Estadual. Somente em 1938 foi doado à União para que se transformasse no Museu da Inconfidencia, que teve sua inauguração em 1944.
- Sala da Mineração:
Os elementos dessa sala que permitiam identificar a exploração do ouro ao longo do século XVIII são: a balança para ter a precisão do ouro; a batéia para a extração; a maquete explicando o modo como o ouro era extraído; modelo de fundição do ouro e o cofre para guardar o ouro explorado.
A maquete mostrava como que era explorado o ouro. Primeiro os escravos trilhavam um caminho pela montanha até um tanque, então, quando chovia, o barro com o ouro de aluvião ao invés de ir em direção do rio ia em direção aos tanques para que lá pudesse ser feita a extração com calma.
Na sala também havia objetos de tortura, que serviam para torturar os escravos para extraírem mais ouro; os registros que indicavam as horas trabalhadas, o quanto foi extraído de ouro e se os escravos eram do senhor. Além da balança para ter precisão do peso do ouro.
- Sala da Inconfidência:
Os objetos expostos lá indicavam as profissões dos inconfidentes, como por exemplo: dentistas, escritores e padres. Já que lá havia objetos como o boticão, livro e cartas, batina e registros religiosos.
Também havia coisas expostas que indicavam que mulheres "participavam" do movimento, mas na verdade elas foram as musas, as inspiradoras desse movimento, já que não tiveram nenhuma participação direta.
As imagens de Tiradentes e dos demais inconfidentes que estão expostas na sala procuram transmitir honra e homenagem aos inconfidentes por conta da luta pela liberdade e autonomia do país.
- Sala Ataíde
Os temas retratados nessa sala são temas religiosos. O modo como o artista trabalhava com cores e luz é que vão do claro para os escuro e quando ele queria dar destaque a alguma coisa ele usava cores vibrantes.
As características que observamos para comprovar que Ataíde era um artista barroco é que as cores das obras que ele fez são muito vibrantes e isso é uma característica do barroco. Além da semelhança e perfeição das pessoas e o realismo e detalhes.
Por: Nathalia Macruz
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Sala onde encontram-se os túmulos da maioria dos Inconfidentes Mineiros Foto: retirada do site em 28/09/2010 |
Por: Nathalia Macruz
Muito emocionante a sala do Panteão.O museu da Inconfidência é um dos melhores museus históricos do Brasil. Fico feliz em saber que vocês puderam conhecê-lo.
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